Início japancultpopbr Conheça como é a vida dos estudantes no Japão!!!

[Japancultpopbr] Conheça como é a vida dos estudantes no Japão!!!

8921
20

colunas_japancultpopbr_Conheça-como-é-a-vida-dos-estudantes-no-Japão!!!_01

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo bem! E olha que coisa, os dias estão passando muito rápido, já já  o ano acaba rsrs e aqui estamos nós em mais um encontro 😉 No nosso bate-papo de hoje irei falar sobre  o corre corre dos estudantes japoneses, o qual o sistema educacional do nosso país deveria seguir, pois apesar de ser bastante rígido, a educação como consequência é de boa qualidade! =) Então vamos lá!?

Rotina dos estudantes

O Japão segue uma metodologia padronizada de ensino. O material didático é selecionado de acordo com a região. Entretanto todos os colégios seguem as mesmas regras, utilizam o mesmo material didático e possuem as mesmas atividades.

Os jovens estudam em período integral de segunda a sábado, mais ou menos das oito horas da manhã até quatro ou cinco horas da tarde. É por isso que as marmitas são quase itens obrigatórios na mochila do pessoal.

colunas_japancultpopbr_Conheça-como-é-a-vida-dos-estudantes-no-Japão!!!_02
Geralmente no final do dia surgem os famosos clubes que na maioria das escolas são divididos entre esporte e cultura. Para dar a alguns exemplos, existem clubes de natação, basquete, tênis, música, coral, torcida, mangá, fotografia…até ritual do chá. Você tanto pode entrar em vários deles como pode não frequentar nenhum. Entretanto, os alunos são sempre incentivados a participar de pelo menos de um.

São os alunos os encarregados da limpeza da própria sala (por isso, muitas vezes eles tem de chegar mais cedo para dar uma ajeitada na sala antes da aula, enquanto outros ficam depois da aula pra arrumar a bagunça).

Assim como nas casas, também é costume tirar os sapatos. Só que os alunos não ficam andando de pantufas ou de meias pela escola. É por isso que eles trocam os calçados que usam fora da escola por outros. Eu particularmente não sei se é em toda escola, mas na maioria dos mangás esses sapatos usados dentro do ambiente escolar são brancos ou bege. Os outros sapatos ficam guardados em armários que não ficam trancados.

colunas_japancultpopbr_Conheça-como-é-a-vida-dos-estudantes-no-Japão!!!_03
O sistema educacional é bastante rígido exigindo muito dos alunos. Eles só se divertem aos domingos, isso quando não estão estudando para as provas.

Uma tradição que se mantém é o professor visitar seus alunos na própria casa, semestralmente, e fazer questão de se envolver em suas vidas (até porque os alunos passam mais tempo na escola do que em casa). Na minha humilde opinião neste ponto eu acho um certo exagero, porque o aluno(a) acaba perdendo um pouco de privacidade, não é verdade!?

A luta para passar em uma boa universidade

As crianças japonesas ingressam na escola primária aos seis anos de idade. Apesar do 1º grau ter nove anos, os japoneses chegam ao 2º grau na mesma idade que nós.

Nesses seis anos de ensino fundamental eles aprendem as disciplinas básicas e também teoria musical, artes cênicas, culinária, corte e costura… Além de aprender a tocar flauta doce, em música, aprendem também a compôr canções. Em ciências estudam desde a astronomia até a construção de robôs. Estudam também as sete artes (arquitetura, cinema, escultura, literatura, música, pintura, teatro) e também a dançar.

colunas_japancultpopbr_Conheça-como-é-a-vida-dos-estudantes-no-Japão!!!_04
Logo após o primário, o estudante cursa obrigatoriamente três anos da 1ª fase do segundo grau (o que pra nós seria o equivalente ao ginásio).  A maioria deles tem uniforme: os rapazes costumam usam uniforme preto em estilo militar e as moças usam uniformes azul-marinho em estilo marinheiro.

Depois de três anos obrigatórios da escola de 2º grau, o estudante pode cursar mais três anos de colegial e, se quiser passar nos exames vestibulares, terá de estudar freneticamente. Nesse período os pais não poupam dinheiro ou trabalho para ajudar os filhos a entrar na melhor universidade possível.

Os cursos universitários duram quatro anos (assim como a maioria aqui no Brasil) e os estudantes devem se especializar em algum ramo.

Entretanto, depois dessa maçante vida escolar, os universitários querem mais é ser feliz e aproveitar ao máximo as alegrias da vida universitária. Por isso, nessa época eles não se empenham tanto em estudar.

As universidades também participam de competições esportivas e contam com aqueles grupos de torcida feito pelas garotas. Mas com esse “Boom” ocidental, onde os japoneses tentam se parecer ao máximo com os americanos, os grupos com o velho estilo japonês de torcer estão dando lugar aos grupos de garotas animadoras no maior estilo Teenagers”.

Então era isso pessoal, agora vocês conhecem como é o ritmo pesado dos estudantes japoneses e exatamente dentro do que abordei ao longo da coluna de hoje, o que eu gostaria de saber de vocês é o seguinte: Vocês acham que algum desses aspectos funcionaria na vida escolar ou universitária dos estudantes brasileiros? Se sim quais!

E é aqui que eu despeço, espero que tenham gostado do tema escolhido, desejo uma boa semana a todos e um grande abraço, até a próxima! =)

Imagens: Divulgação

Fonte: pdacinho.onegaibr.com

20 COMENTÁRIOS

    • Esse é o tipo do brasileiro. Maloqueiro e preguiçoso e quando vê uma coisa que ele devia admirar, como trabalho e estudo ele procura desculpas. Decerto o Japão, com sua organização, não é exemplo. Exemplo é o Brasil onde ninguém quer estudar nem trabalhar, só ganhar dinheiro e viver para agradar a si mesmo. Em resumo, gosta de um país onde todo mundo infringe a lei, sonega imposto e só quer farra. Resumindo: brasileiro vagabundo e desprezível.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here