Início japancultpopbr O alcoolismo na juventude

[Japancultpopbr] O alcoolismo na juventude

1228
19

Olá meus queridos e minhas queridas que acompanham o blog e essa coluna do Japancultpopbr, que nos foi concedida carinhosamente pelo AnimeSun, como vocês estão? =]

Para você que está lendo a nossa coluna pela primeira vez, seja bem-vindo! E aos veteranos, agradeço pelo apoio de sempre, pois como digo sempre e faço questão de repetir, nos esforçamos sempre para trazer bons conteúdos referentes a cultura japonesa, temas relacionados a realidade do Japão e também algumas comparações do país nipônico como o nosso Brasil!

Sendo assim, no nosso bate papo de hoje, irei abordar mais um tema antigo, mas que ainda é bastante preocupante em diversos países, e não seria diferente no Japão, o Alcoolismo.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde Japonês em 2008, divulgou estatísticas mostrando o número de mulheres que bebiam – não necessariamente em excesso e esse número havia subido quatro vezes em 40 anos. E em sua pesquisa recente, eles comprovaram que entre os jovens em seus 20 e poucos anos, as mulheres bebem muito mais do que os homens (*acredito que no nosso país as garotas também estão bebendo bem mais ;x mas não posso confirmar nada pois não tenho dados para comprovar rsrs).

colunas_japancultpopbr_O_Alcoolismo_na_juventude_01

Em uma matéria de uma revista de alcoolismo, o especialista Dr.Akiyoshi Saito, afirmou que as mulheres têm capacidade consideravelmente menor que a dos homens em relação a bebida, “Um homem que bebe três garrafas grandes de cerveja todos os dias pode se tornar um alcoólatra em quinze anos”, disse Saito. “A mulher bebendo nesse ritmo tem uma boa chance de se tornar um alcoólatra em sete ou oito anos.”

 “Nas mulheres, o alcoolismo aparece com grandes perdas , como o término de um namoro, divórcio, entre outras coisas..”

 Um exemplo de uma garota, que não irei falar o nome por questões de ética, começou a beber depois de ter perdido seu cachorro. Aos 18 anos, ela estava começando a universidade em Tóquio, e depois de ter começado sua vida como graduanda, festas, amigos, acabou esquecendo do seu amigo, o cachorro, que sempre esteve ao seu lado. Certa noite ao chegar em casa, o encontrou morto. Ela se sentiu não só perdida, mas também culpada. E foi a partir dai, que ela começou a beber e quanto mais ela bebia, mais ela se sentia bem…

 Passaram-se alguns anos e ela se graduou e conseguiu um trabalho. Mas depois ela percebeu que não conseguia encarar as pessoas sem o álcool. Então mesmo no trabalho, passou a beber no banheiro, e toda vez que ela fazia isso, a memória dela brincava com ela. Foi se repetindo inúmeras vezes, ela foi perdendo clientes, reuniões, e depois ela decidiu se demitir. Um dia ela acordou em um hospital, sem ter a menor ideia de como chegara ali. Médicos falaram que ela foi levada para o hospital depois de ter desmaiado no trem.

Depois de ter passado por todo um tratamento, ela se tornou uma nova pessoa. E como mensagem para todos ela disse: “É um mundo cruel de prazer e dor profunda, não vale a pena entrar nessa, não só as garotas, mas todo mundo, tomem cuidado!”

colunas_japancultpopbr_O_Alcoolismo_na_juventude_02

É meus amigos, este fato retratado aqui, realmente aconteceu, mas infelizmente é apenas mais um dentre os diversos que existem e vocês ouviram falar. O motivo para ter escolhido este tema foi com a intenção de dar um recado e expressar a minha opinião aos jovens que caem nessa onda, ou que estão próximos de entrar nela!

Alguns bebem para se animar, outros para perder a timidez, inúmeras são as razões, mas o problema é que nem sempre quem está bebendo consegue se controlar e acaba sempre exagerando nas doses, chegando a ponto de apagar. Se você não bebe, assim como eu, melhor ainda, não corre os riscos citados anteriormente, mas se você gosta de beber, muito cuidado! Controle-se, beba moderadamente, para que você não venha a ter problemas consequentes da bebida! Para evitar problemas ainda maiores:  “Se beber, não dirija”.

Espero que a história contada aqui e o meu manjado, mas importante alerta, possa contribuir para chamar atenção de todos que estão nesta situação!

Um grande abraço e nos encontramos novamente daqui a quinze dias =]

Imagens: Divulgação

Fonte: japantoday.com