Início japancultpopbr A origem dos animes

[Japancultpopbr] A origem dos animes

1279
10

colunas_japancultpopbr_A_origem_dos_animes_01

Muito bem-vindos mais uma vez meus queridos leitores, como vocês estão?  Contem-me as novidades! Sei que alguns devem estar desanimados pois irão voltar as aulas na quarta-feira! Eu já passei por isso, tanto quando estava no colégio, como na faculdade, onde você começa a se questionar o porquê não conseguiu aproveitar as férias da melhor forma possível, não é verdade!? xD

Para tirar esse desânimo de você que está voltando as aulas ou até mesmo com o objetivo de lhe manter informado com assuntos interessantes, hoje resolvi abordar um tema que com certeza é do gosto comum de todos, os animes! Vocês irão saber um pouco mais sobre como eles surgiram. Vamos começar então!?

Se não faltaram aquela boa e velha aula de história, lembram muito bem que os Estados Unidos (EUA) no finalzinho da Segunda Guerra Mundial ocuparam o Japão. Foi exatamente naquela ocasião que muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura pop dos EUA, por exemplo, os desenhistas  que estavam engatinhando na carreira começaram a conhecer não só os quadrinhos (HQS se preferir) mas também os desenhos animados americanos, principalmente os da Disney.

Dentre os principais artistas que se envolveram com essa parte da cultura americana, podemos citar o Osamu Tezuka, Shotaro, Ishinomori, Leiji Matsumoto. Onde mais tarde, esses três jovens, foram os grandes destaques do mercado de mangá. Mais ou menos na década de 1950, influenciados então pela mídia do ocidente, os artistas juntamente com os estúdios, começaram a desenvolver projetos de animação experimental.

Juntamente na época em que o mangá reinava como mídia principal, nasceram os primeiros animes de sucesso: Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca), o qual estreou em 22 de Outubro de 1958, lançado pela Toei Animation, e  Calendar, sendo o primeiro mangá a ter sua estória apresentada em formato anime, veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de Junho de 1962.

Em 1 de Janeiro de 1963, foi lançado o tão conhecido Astro Boy (Tetsuwan Atom), baseado no mangá do grande Osamu Tezuka, já apresentado aquelas características que tanto conhecemos nos animes, personagens com olhos grandes e cabelos diversificados e coloridos. E sabe o que aconteceu, depois de seu lançamento? Eu particularmente não gostei do anime Astro Boy, mas naquele momento, ele foi o maior propulsor da indústria de animação do mundo, alcançando o sucesso até mesmo nas terras americanas.

colunas_japancultpopbr_A_origem_dos_animes_02

A partir dai, Tezuka se tornou um grande ídolo entre os japoneses e sua foi sua popularidade que lhe permitiu investir na sua produtora, a Mushi Productions. Aproveitando o embalo, outras produtoras resolveram investir no ramo, criando vários animes que naquele momento, também tornaram-se novidades, como o Eigth Man e o Paa Man, apesar dos mesmos não terem os mesmos recursos das animações americanas.
O segundo anime que teve uma grande projeção fora do Japão, junto com o anteriormente comentado Astro Boy, foi o Speed Racer ( Maha Go Go Go), de 1967, que mesmo não sendo uma produção rica, ficou reconhecido por ter cenas inovadoras e muita criatividade nas suas estórias. No mesmo ano foram lançados também os clássicos como Princesa e o Cavaleiro ( Ribbon no Kishi) e Fantomas (Ogon Batto).

colunas_japancultpopbr_A_origem_dos_animes_03

Chegando na década de 70, houve o que nós conhecemos como “boom dos animes”. Aos poucos foram surgindo animes de diversos tipos, desde a crianças à adultos, chegando ao que nós temos hoje, animes com conteúdos bastante diversificados, estórias boas, malucas e diferentes! E esse é o bom do anime, não é mesmo? Tem gêneros e estórias que podem agradar a qualquer um! 🙂

Eu me lembro muito bem quando tive o primeiro contato com os animes! Sou da década de 90, os animes quando chegaram ao Brasil, passavam na TV Globinho, SBT, e na Band, no tão bom programa Band Kids. Posso enumerar grandes clássicos como Samurai X, Sakura Card Captors, Fly , Super Pig, Dragon Ball Z, Bucky, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Digimon, Metabots, a lista é imensa… Mas foram a partir deles que conheci esse maravilhoso mundo dos animes!

Espero que vocês tenham gostado do tema de hoje e para encerrar gostaria de saber de vocês, qual foi o primeiro anime que vocês assistiram, vocês lembram? Que idade vocês tinham? Espero a resposta de vocês, para que possamos continuar com esse bom bate-papo sobre o animes!

Valeu galera, um abraço

e até a próxima

Imagens: Divulgação

Fonte: maxanimes.wordpress.com

 

 

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here