Início Sem categoria Gravadoras revelam gráficos do mercado de 2012 e surpreendem investidores.

Gravadoras revelam gráficos do mercado de 2012 e surpreendem investidores.

1412
0

O site de charts Instiz.com lançou oficialmente um estudo sobre o mercado de K-Pop e suas vendas, classificando os pontenciais do mercado por agências e artistas. Esse estudo veio consolidar os dados divulgados pela Big Tree (três grandes agências coreanas) ainda em 2013.

Alguns dos dados divulgados, surpreendeu o mercado de investidores da bolsa de cultura coreana, mas principalmente os fãs dos artistas, que puderam ver finalmente o real desempenho de seus ídolos.

Em se tratando da JYP Entertainment, o Instiz divulgou o gráfico abaixo:

 

image32

Créditos do gráfico a Instiz.com

 

Quem diria que Wooyoung seria o artista da JYP que mais vendeu em 2012 com 36% do total de vendas da gravadora no ano?

Quem acompanhou o debut solo do cantor, percebeu como o mercado musical ficou decepcionado com o desempenho do cantor, segundo dados divulgados pela Bolsa de Valores Cultural Digital da Coréia do Sul, Wooyoung foi o artista solo com menor procura de ações nos últimos 7 anos.

E o 2PM então, o que dizer do desempenho do grupo mais adorado da JYP pelo mercado fonográfico? O grupo fiou na quinta colocação em vendas dentro da JYP, com pequenos 9% do total de vendas, perdendo para cantores como Jo Kwon e grupos como Wonder Girls e Miss A, mesmo tendo trabalhado ativamente durante o ano, com lançamentos no mercado japonês.

 

image33

Créditos do gráfico a Instiz.com

 

Mas se você acha que só os números da JYP surpreenderam, está enganado, o gráfico de vendas da YG Entertainment chamou muita atenção dos investidores, principalmente daqueles que sonharam com o mercado ocidental devido ao sucesso de Gangnam Style do PSY.

Apesar de todo o foco da mídia ocidental em cima de PSY por causa de seu hit, o cantor amargou a terceira colocação nas vendas gerais da gravadora, com 12% do total das vendas no ano.

Porém, o que todos esperavam da YG foi cumprido, BIG BANG, o maior produto da empresa, foi responsável por 50% de todas as vendas durante o ano, mostrando a sua importância e peso para o sucesso da companhia. E em segundo lugar nenhuma surpresa também, temos G-Dragon, o líder do BIG BANG e um dos principais produtores da gravadora, com 26% do total de vendas da YG, a frente do então fenômeno mundial PSY.

O quadradinho da YG é então finalizado pelo 2NE1, a girl band da empresa, e um dos principais nomes do K-Pop, com 4% das vendas do ano de 2012.

 

image34

Créditos do gráfico a Instiz.com

 

E eis que temos os dados da maior empresa de entretenimento fora do Japão na Ásia. A grande SM Entertainment.

A surpresa do mercado em relação a SM se restringiu ao desempenho do então grupo estreante, EXO, que apesar do investimento monumental (estima-se que a gravadora investiu 2 milhões e meio de dólares no debut do grupo), a boy band fechou o ano com desempenho inferior a de artistas antigos da empresa que tiveram um investimento em produção menor naquele ano, como SHINee e TVXQ.

Segundo os dados tivemos o Super Junior dominando as vendas da SM em 2012, com 34% do total, seguido do TVXQ com 22%, SHINee com 13% e EXO-K com 9% das vendas totais do ano de 2012.

 

image35

Créditos do gráfico a Instiz.com

 

Mas o que surpreendeu o mercado fonográfico da Coréia do Sul em 2012, foram as vendas de uma companhia fora da Big Tree.

De acordo com dados oficiais, a Woolim Entertainment superou a JYP Entertainment no ano de 2012, que graças a artistas como INFINITE, Nell e Sunggyu, tomou o terceiro lugar da JYP em vendas, apresentando forte crescimento.

No geral, os cinco grandes destaques em vendas na Coréia no ano de 2012 foram Super Junior (SM), BIGBANG (YG), TVXQ (SM), Infinite (Woolim) e SHINee (SM).