Início Sem categoria Coréia do Sul já é um dos maiores mercados cinematográficos.

Coréia do Sul já é um dos maiores mercados cinematográficos.

1518
0

image10

Se você pensa que a Hallyu se restringe apenas a música, moda e TV saiba que você está muito enganado. O programa governamental e movimento de exportação cultural coreana vai muito mais além, com diversos títulos cinematográficos lançados, o país vem se destacando no cenário internacional.

Recentemente o governo coreano lançou um estudo que mostrou o crescimento do cinema nacional coreano, tanto em produção como em faturamento. E olha só, não é pouca coisa não, em tempos de grandes franquias e blockbusters americanos, o cinema coreano vem crescendo em qualidade, produção e rendimento.

PRODUÇÃO E LANÇAMENTO DE FILMES POR ANO:

image11

Créditos: KOFICE Magazine

 

Segundo os dados divulgados acima, é possível notar que a exceção de 2012 e 2008 (anos em que a crise econômica internacional mais afetou a Coréia do Sul) o cinema sul coreano segue uma tendência ascensão tanto em produção quanto em lançamento de filmes.

Outro ponto que vem chamando atenção para o cinema sul coreano, é a concorrência equilibrada entre os filmes coreanos e os estrangeiros conforme demonstra o gráfico abaixo.

TOP 10 FILMES NOS CINEMAS COREANOS EM 2012:

image12

Créditos: KOFICE Magazine

 

Como pode ser visto, os filmes coreanos conseguem competir em igualdade no mercado, sem necessidade de cotas, ou sem sofrer quedas ou disparidades em relação aos grandes filmes internacionais.

As arrecadações do cinema sul coreano também cresce a medida que sua credibilidade aumenta. Segundo dados do Departamento de Cultura da Coréia do Sul, em 2012, 631 filmes foram lançados nos cinemas do país, sendo que desse total, 175 filmes eram coreanos.

TOP 10 BILHETERIA COREANA EM 2012:

image13

Créditos: KOFICE Magazine

Outro dado que também foi divulgado, é que mais do que grandes sucessos, filmes como Thieves, Masquerade, A Werewolf Boy, The Grand Heist, Nameless Gangster: Rules of the Time, Deranged, Architecture 101, and All About My Wife, apesar de não chegarem ao topo dos rankings, logram grande êxito junto à população, que viu tais produções como de grande qualidade, dando mais prestígio ao cinema nacional coreano.

Mais uma vez o que vemos é como planejamento, execução e idéias criativas vem transformando a cena cultural pop coreana, fazendo com que cada vez o país se destaque mais no cenário internacional como grande produtor de entretenimento, seja na cena musical, na moda ou no cinema, a Hallyu parece ser um movimento que veio para ficar.