Início Outros “Vidas ao Vento” não levaria o Oscar mesmo

“Vidas ao Vento” não levaria o Oscar mesmo

2521
0

vidas_ao_vento3

Hayao Miyazaki concorria com “Vidas ao Vento” do Studio Ghibli, como melhor animação na premiação do Oscar”. Não é a primeira vez que um trabalho dele concorre, em 2003 ele ganhou o prêmio com o longa “A Viagem de Chihiro”. Porém, o que seria o segundo Oscar não se concretizou, nesse último domingo (02/03), “Frozen” do Estúdio Disney levou a estatueta (quem já sabia? :p). Não desmerecendo os outros concorrentes, no entanto, já imaginava que o longa Japonês não levaria em razão de alguns fatores.

Miyazaki é pacifista declarado, mesmo no início do projeto de “Vidas ao Vento” enfrentou problemas com os políticos de seu país que chegaram a considera-lo como traidor por não concorda com atitudes pró guerra ao passado do Japão. Na premiação do Oscar de 2003 ele não compareceu para receber a estatueta, alguns anos mais tarde revelou que não foi pois não concordou com bombardeio ao Iraque por parte do EUA. O personagem principal de sua última animação é Jiro Horikoshi, projetista do avião de caça Zero Figther (A6M Zero), usado pela Marinha Imperial japonesa no ataque a base norte-americana Pearl Harbor.

É claro que é tudo suposição (minha teoria de conspiração ^^), mas não deixa de ser algo curioso. Enfim, esse prêmio não fará falta pois tantos outros foram dados a “Vidas ao Vento”, e quem ganha é a gente com um trabalho lindo e tocante, talvez o último de Miyazaki que prometeu se aposentar, mas essa promessa pode ser quebrada, já que ele não cumpriu a mesma das outras vezes. Melhor para nós.

Em tempo, “Vidas ao Vento” e baseado em uma biografia ficcionalizada de Jiro Horikoshi. Na juventude ele se apaixona por Naoko uma jovem com saúde frágil, e durante esse romance tem a oportunidade de criar em sua totalidade um avião. Ele fica entre o amor de sua vida e o sonho de uma vida inteira

vidas_ao_vento2

Imagem: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui