Início K-Pop REVIEW: Boyfriend – My Avatar

REVIEW: Boyfriend – My Avatar

1084
0

Oi gente, tudo bom com vocês? /SabrinaSato

Então, hoje a review não será de um single coreano, e sim japonês. Mas o que importa não é o idioma não é mesmo? /euacho

Pois bem, essa review será de um grupo amado por muitos, e odiado por tantos também (não sei porque), mas sim, Boyfriend tem um grande número de haters, boa parte vindos da fan base do Infinite, mas eu não vou prolongar o assunto porque quero passar longe das mega tretas desses fandons enormes.

image6

Boyfriend – My Avatar

Data de Lançamento: 29/03/2014

Gênero: J-Pop

Linguagem: Japonês

” My Avatar “é o quinto single japonês da boy band sul-coreana Boyfriend, extraído de seu 5 º álbum single japonês de mesmo nome. Este single foi lançado digitalmente e fisicamente em Março 26, 2014 pela gravadora Starship Entertainment. O single atingiu o pico de #4 na Oricon. 

INTRODUÇÃO:

Bem vamos lá, se você está iniciando no K-pop agora, tem uma coisa que você deve saber. Apesar da grande estrutura e da qualidade de produção superior das gravadoras sul-coreanas, é impossível que os inúmeros grupos de K-pop sobrevivam apenas no mercado sul-coreano, e por lógica, o segundo maior mercado musical está logo ao lado, sim, o Japão só perde pro mercado musical americano.

Assim, com mais de 600 gravadoras/agências na Coréia do Sul, é claro que o mercado doméstico está hiperlotado, assim as agências enviam seus grupos para o mercado Japonês, o que aumenta o lucro dos grupos e dá sobrevivência aos mesmos. Dito isso, é preciso entender que os ídolos coreanos se adaptam ao mercado japonês, e o J-pop é bem diferente do K-pop, apesar de suas bases na música eletrônica, nada mais coincide, o K-pop enraizou pela mistura de eletrônico, R&B e Hip Hop, enquanto o J-pop esteve por anos ofuscado por outros ritmos e deu uma certa “parada no tempo”.

Dito isto, vamos falar da Review em si, o single My Avatar do Boyfriend.

MY AVATAR:

image8

Se os trabalhos japoneses recentes não empolgaram muito os fãs do grupo, My Avatar veio com a promessa de mudar isso. Além de não ter uma versão coreana, os teasers com os conceitos que eram lançados empolgavam cada vez mais os fãs.

My Avatar é certamente uma música feita pro mercado japonês. É uma música essencialmente Urban com produção Dubstep. Sim, apesar de um ano inteiro como 2013 onde os principais artistas do mundo exploraram o Dubstep, essa foi a vez do Boyfriend.

Atrasado, ou não já que o dubstep está presente no mercado japonês há quase uma década, My Avatar reposicionou o grupo, elevando o grupo a um patamar mais maduro, e encaixando o Boyfriend em um nicho digamos mais “normal” na música pop asiática.

Pra quem acompanha a migração dos grupos coreanos pras carreiras japonesas deve ter achado My Avatar parecida com algumas músicas já lançadas pelo UKISS e TVXQ recentemente. Talvez essa coincidência não seja por acaso, uma vez que os dois grupos citados lograram grande êxito em suas carreiras nipônicas explorando esse ritmo.

Característica do dubstep e essência do pop japonês, as alterações bruscas e efeitos Autotune nas vozes são um elemento a parte do single. Com uma batida pesada nas introduções e pontes, os vocais são suavizados e uma melodia menos tecnológica, marcam os refrões que são bem ao estilo catchy asiático. Não posso terminar também sem falar do excelente break dubstep que divide a canção e dá personalidade tirando-a do caminho comum.

image7

CONCLUSÃO: 

My Avatar não é um single que ficará na história como a grande explosão do Boyfriend, tanto que o melhor desempenho da faixa foi o #4 na Oricon. Contudo, como um single de transição e amadurecimento do grupo para um ritmo mais comercial capaz de atingir as pistas da noite japonesa My Avatar faz bem seu trabalho, ao conseguir distanciar o grupo da imagem fofa e inocente dos trabalhos anteriores, preparando-o para singles mais maduros no futuro.

Nota : 4,0 de 5,0. (Muito Bom)