Início Asia Geek Filme Kaze Tachinu vai concorrer ao Oscar 2014 como melhor animação!

Filme Kaze Tachinu vai concorrer ao Oscar 2014 como melhor animação!

850
3

Kaze Tachinu

movies-the-wind-rises-posterA Academia de Ciências e Artes Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, os indicados ao Oscar. Na categoria melhor longa animado, sim! Temos um anime concorrendo ao Oscar 2014! Vidas ao Vento (Kaze Tachinu – The Wind Rises), último longa animado dirigido por Hayao Miyazaki, é um dos cinco finalistas ao premio da academia juntamente com Os CroodsMeu Malvado Favorito 2Frozen – Uma Aventura Congelante e Ernest and Celestine que completam a lista de indicados a melhor animação.

Trata-se da cinebiografia de Jiro Horikoshi, o designer que criou o famoso avião de combate japonês Mitsubishi A6M Zero um dos mais mortíferos usados na Segunda Guerra Mundial. Desde os dias da infância do engenheiro, ao papel fundamental no esforço de guerra, o longa acompanha Horikoshi nos tempos difíceis que antecederam o conflito, passando pelo grande terremoto que devastou Tóquio em 1923. Para Hayao Miyazaki, mestre responsável por filmes como A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, Kaze Tachinu (batizado no ocidente como The Wind Rises) é a animação mais adulta e romântica de sua carreira.

Kaze Tachinu é diferente dos filmes anteriores de Miyazaki, já que não emprega elementos fantásticos na história (as únicas sequências com elementos irreais são as em que Jiro sonha). Claro que seus longas passados também exploram a natureza sombria da humanidade, mas neste, a exploração é literal, já que narra a vida de um fabricante de armas.

Criticada por humanizar um personagem que criou tanta destruição (o filme deve ser mal recebido nos EUA, já que Pearl Harbor foi devastado pelos Zeros), a animação tem uma mensagem clara, de pacifismo, um tema recorrente na obra do veterano realizador japonês. Fala-se frequentemente nele de que voar é um “sonho amaldiçoado” e Jiro é atormentado pela corrupção em armas de guerra de seus desejos de criar algo belo.

Fonte: http://yagaminews.blogspot.com.br/

Imagens: Divulgação

Publicação anteriorDragon Ball ganha homenagem de artistas brasileiros
Próxima publicaçãoEstréia do anime Mahouka Koukou No Rettousei
Olá, meu nome é Renan, gosto de animes, tokusatsu, K e J-Music. Não sito animes favoritos, ja que são tantos.