Início Coberturas SuperCon – PB 2015

[Cobertura AnimeSun] SuperCon – PB 2015

1359
0

O SuperCon ocorreu nos dias 11 e 12 de Abril no Forrock em João Pessoa. Parte de nossa equipe esteve presente nos dois dias de evento.

Pra quem não sabe, o SuperCon é um evento originalmente de Recife, PE, que se estabeleceu também aqui na paraíba fazem 7 anos. Reúne todos os amantes da cultura pop em geral, principalmente gamers, cosplayers e Kpoppers.  Na paraíba não seria diferente!

As atrações principais que dispôs foram os Youtubers Muca Muriçoca e Mamilos Molengas, além do cantor Edu Falaschi, um dos músicos mais renomados do cenário do Heavy-Metal nacional e mundial. Ainda a banda Animania tocando os temas mais legais do mundo dos animes.

Dentre as demais atividades previstas na programação, as que mais chamaram atenção do público foram o Campeonato de League of Legends, concurso e desfile cosplay e Concurso de dança (Kpop).

Com certeza, um dos eventos mais esperados do ano e que exalam profissionalismo em sua organização. Não vimos nenhuma área que funcionasse fora dos seus horários, exceto o pocket, que, infelizmente foi cancelado devido a falta não avisada dos que prometiam se apresentar.

No entanto, todo evento de sucesso possui prós e contras. Nós do AnimeSun buscamos avaliar e esclarecer visões diferentes, tentando não causar nenhum tipo de mal entendido. Esperamos ser o máximo imparciais em nossa avaliação, deixando claro que não temos qualquer intenção de ferir a integridade do evento, nem a de nenhum dos envolvidos em sua produção. A equipe Supercon está de parabéns pelo excelente trabalho realizado.

Muitos reclamaram sobre estacionamento que, apesar de ter sido informado na FAQ através da página oficial do  SuperCon que seria 100% gratuito, foi cobrado uma taxa de R$10,00 para utilização. A organização nos informou que esse problema procedeu devido a um descumprimento de acordo cometido pelo Forrock, o qual se justificava afirmando já estarem realizando o mesmo procedimento em outros eventos (independente do gênero) lá realizados e que esta medida gerava mais segurança para os que traziam seus carros para o local (o que, realmente, não deixa de ser verdade). O SuperCon foi pego de surpresa e pede desculpas pelo ocorrido.

O local estava muito quente, como já estamos acostumados onde quer que estejamos em João Pessoa. Em entrevista com a organização, a mesma nos esclareceu que infelizmente este problema seria solucionado apenas quando o SuperCon ganhar nova casa de realização e , por enquanto, não seria possível sana-lo, mas que estavam cientes. No entanto, será mesmo que não há nenhuma maneira de aliviar isso?

Devido a grande quantidade de pessoas, apesar do entretenimento visual dado pelas partidas de League of legends , nas atividades do palco ou nos games, as vezes acabávamos por achar não ter o que fazer e sentirmo-nos entediados. Alguns dos que não estavam lá para competir reclamavam da falta de variedade de atividades abertas não oferecidas pelo renomado evento. Dizem também que deveria conter algo que movesse um número maior de pessoas não relacionadas aos campeonatos, sem apenas entreter seus olhos.

Em entrevista, Fabbio Vila esclarece: “Eu sempre penso que quem faz o evento é o público. Se o público ficou entediado, é porque eles já estavam assim. O Super-Con João Pessoa não teve absolutamente nada à menos do que qualquer um dos grandes eventos que acontecem na Paraíba. Na verdade, teve muito mais atividades do que os outros.” diz o dono do evento e continua:  “E se mesmo assim o pessoal ficou entediado, então, na minha leitura, o problema está na pessoa, porque a maioria esmagadora curtiu o evento e pretende voltar (e pode-se comprovar no post do nosso agradecimento)”, Conclui.  Acrescentou: “Quem acha o evento entediante são os fãs mais antigos que curtem o nosso formato antigo. Mas o formato antigo não cabe mais no local onde fazemos. Aliás, todos os grandes eventos do Brasil mudaram pro formato que o Super-Con carrega hoje. Fomos pioneiros na mudança de formato, e hoje, os grandes acompanharam a mudança.”, conclui fechando o assunto.

No domingo(12) o Kpop Stage, apesar de funcionar muito bem devido a boa staff, aparecia muitas vezes com o som atrapalhado pelas atividades simultâneas do palco principal, parecendo estar mal posicionado. No entanto, este foi o primeiro ano do Kpop Stage na edição paraibana, portanto, é algo que com certeza será consertado futuramente.

Nós do AnimeSun estamos impressionados com o Concurso Cosplay. Primeiramente, parabéns a todos os que participaram, pois o fato de participarem engrandece a competição. Por favor, tomem a crítica a seguir como um estímulo para melhorarem.

Essa é a primeira vez que vimos apresentações tão simples. Realmente aguardávamos mais cosplayers participando, visto que no desfile tinham alguns cosplays muito bons e que dariam para encaixar em boas atuações. Atuação e criatividade são pontos chaves que deveriam ser levados em consideração por todos vocês(cosplayers). Pessoal, tentem não relaxar quanto a isso, afinal, uma boa ideia com boa atuação não só lhe darão mais chances de ganhar um prêmio, mas o farão destaque entre os outros. E, principalmente, não tenham medo de se apresentar. Novamente, parabéns aos que se apresentaram, mesmo com apresentações mais simples, mas não esqueçam de pensarem em algo mais criativo de uma próxima vez. O telão é um suporte para sua apresentação, não o tornem o foco principal dela pois o foco é você, cosplayer!

Infelizmente o cosplay não foi o ponto forte do SuperCon e isso não é culpa do evento em si.

Já o KPOP teve o cenário mais impressionante da paraíba em todos os anos que pudemos estar presentes. Nunca vimos uma evolução tão aparente de todos os grupos. Estão todos de parabéns e continuem se dedicando para que esse cenário cresça cada vez mais e se mantenha sólido!

O League of Legends foi uma das áreas mais empolgantes do evento. Muitas partidas emocionantes e muito bem narradas. A grande maioria esmagadora adorou, parabéns SuperCon.

Analisamos que o SuperCon cumpre muito bem o papel que quer ter aqui em João pessoa, sendo o evento em que a maioria do público sai satisfeito. Ainda que a parte que compete e apresenta muitas áreas do evento (cosplayers e Kpoppers) reclamem de algumas coisas importantes em termos de competição, acreditamos que a staff do evento tenta sanar essas dificuldades da maneira que pode. Talvez essa “maneira que podem” possa ser ampliada e que os agrados não venham apenas de premiações melhores, mas também que comecem antes da apresentação ou até mesmo antes do evento.

Gostaríamos de agradecer a organização por ter tempo para responder nossas perguntas e também pedir desculpas caso tenhamos exposto algo que chateou vocês, pois, acima de fazer qualquer crítica, queremos que ele melhore tanto quanto também querem.

Aos Cosplayers, por favor, não desanimem. Nós apenas queremos que sejam os melhores sempre. Temos certeza que são capazes de fazer bem melhor que isso. Obrigado e desculpem se ofendemos.

Agradecimentos especiais: Alex Pereira e Alemão Leonheart.

Nota do evento: 7.0

Resultados:

League of Legends:

1° Mas Ela Tinha 14.
Com Certeza – eSports
3° Nosso Bot é Job
4° WnG Lojas Mega Mídia

Kpop

1º Force of Will
2º Refresh
3º T.O.P/Rovixx (Empate)

Cosplay Individual:

1º L (Death Note)
2º Yuno (Mirai Niki) – Barbara Araújo

Vídeos:

Desfile Cosplay [SÁBADO]:

Desfile Cosplay [ DOMINGO]:

Concurso Cosplay – Grupo e Individual [DOMINGO]:

Concurso de dança (Kpop) [DOMINGO]:

Show Edu Falaschi:

Show Banda Animania:

Mamilos molengas:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here