Início Não aperte o Play Banda: FIELD OF VIEW a arte de fazer músicas

[Não Aperte o Play] Banda: FIELD OF VIEW a arte de fazer músicas

1500
12

Musica- jrock,jpop, the field of view

Field Of View, sim aquela banda que canta o hino DAN DAN Kokoro Hikareteku! Sim presente no anime Dragon Ball GT.

Mas vamos ao que realmente interessa, a história de uma das bandas mais carismáticas do Japão, receberam até o apelido de Beatles do Japão.

THE FIELD OF VIEW ou simplesmente FIELD OF VIEW, fizeram sua estreia em 1994. Mas apenas como View. Com a pré-banda formada, lançaram um EP independente que depois ganhou o selo da ZAIN Records com o nome “no toki no naka de bokuraha (あの時の中で僕らは)”. Num total de 3 super músicas. Bem somente por esses quesitos fez com que a banda entrasse em destaque no mundo artístico, assinasse um contrato com a gravadora para gravarem um álbum, mas teriam que mudar em uns detalhes, começando pelo nome virando o FIELD OF VIEW. Também mudaram o modo de se apresentar em público, os integrantes aderiram ao uso de ternos pretos, meio que semelhante aos Beatles.

Eis que a estreia realmente da banda foi em 1995, já emplacando o álbum FIELD OF VIEW I, lançado em 10/10/1995, que já trazia os singles altamente aclamados por todo Japão: “(君がいたから) Kimi Ga Itakara” que realmente quando escuto me traz um forte sentimento inexplicável de saudade de algo ou alguém. ” (突然) Totsuzen” outro single do mesmo álbum. O álbum FIELD OF VIEW I, pra mim de longe é o melhor álbum dos japas. Teclado, guitarra, bateria e a voz, tudo se encaixando perfeitamente.

Izumi Sakai

Sem contar que a maioria das musicas desse álbum, foram compostas junto a com Izumi Sakai do Zard, hoje já falecida.

 

 

Em 1996, a banda dá continuação a sua história criando novos singles e no fim do ano tendo um novo álbum em mãos, intitulado FIELD OF VIEW II, neste álbum esta então o seu principal Single DAN DAN Kokoro Hikareteku, Lançado em 11 de março de 1996, essa música fez com que a banda marcasse seu nome no mundo da J-Music e internacionalmente, e por se tratar nada mais nada menos do tema, de um dos animes mais conhecidos e adorado do mundo, Dragon Ball (Tema da fase GT).

Mesmo no auge de sua carreira, Jun Abe (Teclado) resolveu deixar o grupo por motivos de estilos distintos ao restante do grupo, com isso rapidamente a banda o substitui por Kenji Niitsu (Baixo), mesmo a troca sendo por músicos em instrumentos diferentes não ouve protestos pelos fãs, e a banda ganha mais força no gênero J-Rock, com suavidades em J-Pop.

Depois de uma pausa grande, em 1998 a banda volta com mais um álbum FIELD OF VIEW III NOW HERE NO WHERE, com músicas mais tranquilas e relevantes, num estilo acústico. Comparando com os álbuns anteriores, não obteve tanto Sucesso.

Com Kawaita Sakebi (Tema de Yu-Gi-Oh!) lançado em 20 de maio de 1998, e Meguru Kisetsu o Koete, lançado em 20 de julho do mesmo ano, a banda conseguiu manter seu nível musical, experimentando novos instrumentos em suas músicas (que irá refletir em seus próximos álbuns).

Eis então que chega o ano de 1999, nele vem o álbum lOVELY JUBBLY, a agitada “Still“, “Loversday“, “Aoi Kasa De” e “CRASH“, são os destaques do álbum, morno com alguns solos de guitarra do Takashi Oda.

Então que veio o ano de 2000 e junto veio o álbum CAPSULE MONSTER, que veio esperado. Um som bem POP, mas que não deixa de ser Field Of View no fim das contas, parecido com o  lOVELY JUBBL sem fazer um sucesso esperado, com menos singles ainda, o que podemos destacar são as músicas “Fuyu no BALLAD”  e a música “Beautiful Day“.

Os anos 2000 pros “Beatles Nihongos” não foi tão lindo quanto os anos 90, mas continuavam mantendo uma ótima média de vendas, e sucesso mediano entre seus fieis seguidores. O pior estava por vir, no fim do ano de 2001, onde começaram as especulações de separação da banda. U-ya Asaoka querendo seguir seus projetos solos, Takashi sentindo-se mais ausente da banda (com músicas com pouco solos de guitarra), e os outros também tinham seus motivos pessoais, e pela mudança de gostos musicais de cada integrante também acabou colidindo com o anúncio da dissolução da banda em 2002. Muitos fãs devotos do Field of View ficaram extremamente chateados com a notícia. Apesar de alguns fãs discordarem, mas nada poderia ser feito, pois já estavam decididos com a situação.

Mas nem tudo foi tristeza no fim! Esse anúncio do encerramento da banda, fez com que os integrantes tivessem isso como uma motivação a mais para fazerem um dos seus melhores singles feitos, lembrado até hoje chamada “MELODY“, seu último Single.

O estilo dela faz lembrar os velhos tempos da banda mesclando com o estilo atual, no que resultou em uma maravilhosa venda. Produtores e empresários tentavam levar mais adiante a banda, mas os integrantes já tinham dado a palavra final. E era definitivo o seu encerramento. E para encerrar com chave de ouro, realizaram um concerto ao vivo chamado the FIELD OF VIEW FINAL LIVELive Horizon- Superior 2002 ~Gift of Memories~” realizado em 12/02/ 2003. Um show digno da banda com todos os seus sucessos. O fim dela foi totalmente amigável sem desavenças, que serve de exemplo pra várias outras que acabam por causa de brigas e afins. E com o fim do show e seus singles encerrados em 20 singles, cada membro segue para seu lado, e temos o fim de uma maravilhosa banda que merecia continuar apesar dos pesares, mas fazer o que né, tudo tem seu ciclo.

Membros

Yuya Asaoka: Vocais 
Takashi Oda: Guitarra 
Kenji Niitsu: Baixo 
Takuto Kohashi: Bateria 

Ex- Membro

Abe Jun: Teclado

Álbuns:

Field Of View I (CD – 1995) 

Field Of View II (CD – 1996)      

Field of View III (Now Here No Where) (CD – 1998)      

Lovely Jubbly (CD – 1999)      

Capsule Monster (CD – 2000)

Fonte: TokAniClassic
Imagens: Divulgação