Início Animalife Animalife! – Cobertura do Press Start (18/10)

Animalife! – Cobertura do Press Start (18/10)

1294
0

Fala galerinha! Sentiram a minha falta? Pois é, queria me desculpar por não ter saído a coluna na semana passada, tive alguns problemas e tal… mas para compensá-los, trago no Animalife dessa semana, a cobertura do Press Start, um evento Gamer que está acontecendo em um Shopping de Fortaleza! A matéria está sensacional, estarei relatando como foi a minha visita e trouxe algumas entrevistas.  Se divirtam!

Tá. Não era tão escondido assim.
Tá. Não era tão escondido assim.

A primeira coisa que me surpreendeu nesse evento foi o fato de que estava acontecendo em um shopping, algo ainda muito incomum em Fortaleza. Porém, não tinha nenhum indicativo de que o evento estava realmente acontecendo lá, a não ser na praça de alimentação, que víamos um discreto banner. Atrás dele estava acontecendo o evento.

Alguns dos expositores presentes no evento.
Alguns dos expositores presentes no evento.

Ao entrar, a primeira coisa que me deparei quando cheguei lá, foi uma exposição de videogames. Cara, era incrível, tinha vários videogames antigos como o Gamecube, GameBoy com suas fitinhas de Pokémon, Super Nintendo, etc. Estavam incrivelmente conservados, claro que também estavam alguns videogames atuais. O que chamou a minha atenção foi um Xbox Halo Edition, era muito lindo, não sabia que existia. Outra coisa legal foi os modelos de PSP que estavam expostos, do 1001 até o 3001. Havia também um tal de óculos 3D e uma luva com um controle, véi, mó loucura.

Digite um comentário aqui (Acabou a criatividade).
Digite um comentário aqui (Acabou a criatividade).

Depois de admirar a exposição por alguns instantes, andei um pouco e vi uma mesa enorme, cheia de televisões, videogames e cadeiras, era ali que o Free to Play ia acontecer. Havia algumas pessoas jogando Playstation 2 e Nintendo Wii. Como cheguei e saí muito cedo do evento, não pude me divertir com os jogos disponíveis lá. Mas a tendência era de jogos e videogames variados, cheguei até a ver um Kinect no final.

Aceito um desse de presente!
Aceito um desse de presente!

Ao lado das mesas de Free to Play, estava o palco aonde aconteceria as palestras e provavelmente, os campeonatos de Moba. Mano, fiquei fascinado pelos computadores que ali estavam, era cada gabinete lindo e aparentemente caro. Me senti muito pobre naquele momento. Me sentei em uma das cadeiras do público e esperei a palestra, tempos depois, ela começou. Foi super interessante, os palestrantes falaram um pouco sobre o e-Sport, uma modalidade esportiva de jogos eletrônicos disputados profissionalmente. Foi debatido a situação da e-Sport aqui no Brasil, sobre os jogadores profissionais, foi uma ótima palestra. Para que vocês não ficassem de fora, entrevistei Elano Saraiva, um dos palestrantes, acompanhem:

Press Start-5

Eduardo: -Me diz, como está o cenário do e-Sport aqui no Brasil, está bom? Está crescendo? Qual é a sua opinião?

Elano Saraiva: A gente teve a oportunidade de bater agora um papo no evento e tentamos falar sobre isso. O cenário do E-Sport aqui no Brasil tem crescido, seguindo o ritmo do crescimento ao redor do mundo. Dentro desse mercado, ele não se resume somente apenas a quem tá jogando, tem uma gama de opções de crescimento de carreiras que você pode desenvolver em cima disso. Grandes empresas já tem se envolvido nisso também, temos a Kabum!, tem o G1 produzindo notícias, já teve entrevistas na rede Globo. Então, o mercado tem crescido e a tendência é continuar crescendo rapidamente.

Eduardo: -Teoricamente, a pessoa pode viver de jogar profissionalmente?

Elano Saraiva: Com certeza, hoje em dia já tem jogadores profissionais que conseguem uma renda mensal considerada grande, digamos assim. É considerada uma carreira como qualquer uma, mas o que gostamos muito de comentar a respeito disso é que você não deve centralizar a sua vida somente nisso. O desenvolvimento da carreira no e-Sport tem um êxito muito difícil, a concorrência é muito grande. Então, o ideal é você desenvolver sua carreira de estudos normalmente, como qualquer pessoa, e tratar o seu investimento no e-Sport como um hobbie, mas que você o faz com profissionalismo.

Eduardo: -Que fatores você acha que dificultam que o e-Sport fique ainda mais famoso aqui no Brasil? O que atrapalha o desenvolvimento?

Elano Saraiva: -Hoje em dia a gente tem que ver não só a questão do e-Sport, mas jogos como um todo. Eles têm evoluindo bem no o que se refere à visão do público, mas ainda é muito comum, especificamente para o pessoal mais velho, enxergar isso tudo como uma grande brincadeira, como uma coisa de criança, digamos assim. Mas o mercado de jogos já tem crescido fortemente.

Eduardo: -Agora falando um pouco mais sobre o evento, o que você está achando?

Elano Saraiva: -Cara, a gente chegou cedo, tivemos oportunidade de conversar com os organizadores. Apesar de temos pensado que não ia ter muita gente, o público chegou a tempo para acompanhar a palestra, deu bastante gente. O pessoal interagiu bem.

No final, fui em busca das opiniões do público e dos organizadores sobre o evento, vejam o que eles falaram:

Free to Play do evento!
Free to Play do evento!

Público:

Eduardo: -O que você está achando do Press Start desse sábado?

Diego Leal: -No início estava meio vazio, mas depois disso, começou a aparecer bastante gente. A palestra foi muito boa e agora vai ter o Free play, então tem jogos de Playstation 2, Wii U, acho que Playstation 4, tem jogos de computador também. Foi muito divertido até agora e espero que seja ainda mais no futuro.

Eduardo: -E o que você acha da exposição de videogames que está acontecendo aqui?

Diego Leal: -É legal, tem videogames antigos como o Super Nintendo.

Eduardo: -Na sua opinião, falta alguma coisa para o evento ser ainda melhor?

Diego Leal: -Eu não sei, o público foi um pouco pequeno, mas acredito que foi por causa do horário, ainda são 11 horas da manhã. Imagino que a tarde venha mais gente e que com um maior público, o evento fica ainda mais animado!

Escreva um comentário aqui (A criatividade morreu :'( ).
Escreva um comentário aqui (A criatividade morreu) :'( .

Organizador:

Eduardo: –Diego, me fala, como está sendo o primeiro Press Start aqui no Shopping Benfica? O que você está achando do espaço, como está o evento?

Diego Bruno: –Bom, está sendo razoável, por ser o primeiro evento realizado à um shopping center aqui de Fortaleza. Como o evento funciona durante toda a semana, acontece o seguinte: durante a semana tem poucas pessoas, o público não comparece muito, por que alguns estudam, alguns trabalham, mas no fim de semana, a expectativa é bem alta, mas está bem razoável.

Eduardo: –E os campeonatos? Tem muitas expectativas, muitas inscrições?

Diego Bruno: -Pronto, para os campeonatos de MOBA temos vários times inscritos. Agora, campeonatos de consoles em geral a gente vai fazer as inscrições na hora, muitas pessoas estão perguntando durantes os dias quais serão os campeonatos. As expectativas desse pessoal que já tá perguntando é que a gente realize muitas inscrições.

Eduardo: -Terá algum prêmio para os campeonatos?

Diego Bruno: -Sim, a gente ainda está vendo algumas premiações, estamos estudando a possibilidade.

Eduardo: -Reparei que está havendo a exposição de várias gerações de videogames, esses consoles são da galera que emprestou ou são de vocês?

Diego Bruno: -Pronto, alguns desses videogames que estão em exposição pertencem ao Staff e outros pertencem à amigos da Staff.

E é isso pessoal! O Press Start foi muito maneiro. Com certeza estarei presente no próximo sábado para acompanhar os campeonatos de LOL e DOTA. Espero que vocês também deem uma passadinha no evento para conferir. Só lembrando, amanhã terá o evento e em seguida, dos dias 23 à 26. E esse foi mais um Animalife que por sinal, ficou enorme. Até a próxima semana!

Obs: As outras fotos tiradas no evento serão postadas posteriormente!

Imagens: Eduardo Janibelli
Revisão e edição: ~Xscape~

Página do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui